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A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio do seu Câmpus de Toledo, abre vagas para Bacharelado em Filosofia. O professor José Francisco de Assis Dias, coordenador do curso, detalha que “a criação de um Bacharelado em Filosofia responde à necessidade de diversificação e fortalecimento das ciências humanas” na Unioeste. Ele acrescenta que o curso oferecerá prepara o egresso para atividades que vão desde a pesquisa científica e a produção de conhecimento filosófico, até a aplicação prática desse saber em áreas como política, economia, educação, direito, ética empresarial e bioética. As inscrições estão abertas até dia 24 deste mês de fevereiro de 2025 e o curso é gratuito. Confira as demais informações repassadas pelo professor Dias:
A criação do Curso de Bacharelado em Filosofia no Centro de Ciências Humanas e Sociais - CCHS, campus Toledo, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, é fundamentada na importância central da Filosofia enquanto campo de saber que atravessa séculos de desenvolvimento humano, consolidando-se como um pilar do pensamento crítico, ético e racional. No contexto atual, marcado por intensas transformações tecnológicas, políticas, econômicas e culturais, a necessidade de uma formação filosófica se torna ainda mais urgente. O curso abre com 15 vagas de Bacharelado retiradas da Licenciatura do turno matutino.
O Bacharelado em Filosofia, ao fomentar a reflexão crítica, o questionamento profundo e a análise sistemática da realidade, capacita o egresso a lidar com a complexidade das questões contemporâneas. Através de uma abordagem que abarca tanto a tradição filosófica ocidental quanto o diálogo com outras culturas e formas de pensar, o curso busca formar profissionais pesquisadores capazes de intervir ativamente nos debates públicos e nas reflexões acadêmicas. A Filosofia desempenha um papel prático essencial na formação de cidadãos conscientes e responsáveis, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e equitativa.
Do ponto de vista acadêmico, a criação de um Bacharelado em Filosofia responde à necessidade de diversificação e fortalecimento das ciências humanas na Universidade Estadual do Oeste do Paraná e, em particular, no campus Toledo. O curso oferecerá uma formação sólida, preparando os egressos para uma ampla gama de atividades que vão desde a pesquisa científica e a produção de conhecimento filosófico, até a aplicação prática desse saber em áreas como política, economia, educação, direito, ética empresarial e bioética. Assim, o curso não apenas enriquece o escopo acadêmico da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, mas também dialoga com outras áreas do saber, incentivando uma troca produtiva entre disciplinas.
Além disso, o curso de Bacharelado em Filosofia não se restringe ao ambiente acadêmico. O egresso, bacharel em Filosofia, estará apto a atuar em diversas áreas profissionais. O mercado de trabalho contemporâneo, com sua crescente complexidade e demanda por habilidades de análise crítica, planejamento estratégico e resolução de problemas, tem aberto cada vez mais espaço para profissionais com formação filosófica. Áreas como consultoria ética, gestão de crises, redação de pareceres, assessoria política, editoria de conteúdo cultural e tecnológico, e curadoria de projetos culturais estão entre os campos onde a Filosofia tem ganhado relevância. O curso ainda contribui para o desenvolvimento de competências essenciais no ambiente profissional, como a comunicação clara e a argumentação estruturada, a empatia e a compreensão das dinâmicas éticas em diferentes contextos.
Em termos sociais, a criação do curso de Bacharelado em Filosofia está alinhada à crescente demanda por uma educação que promova não apenas a aquisição de conhecimento técnico, mas também o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre as implicações éticas e filosóficas das ações humanas. O curso é um espaço onde as questões emergentes do século XXI, como as crises ambientais, as desigualdades sociais, os desafios das novas tecnologias, os conflitos éticos globais e a redefinição de valores humanos, poderão ser pensadas e debatidas profundamente. Dessa forma, o Bacharelado em Filosofia propõe formar indivíduos preparados para agir de maneira ética, responsável e reflexiva no mundo contemporâneo, contribuindo para uma cidadania mais consciente e ativa.
O curso de Bacharelado em Filosofia ainda responderá às demandas regionais e locais, ao oferecer uma formação superior que valoriza o contexto cultural, social e econômico da comunidade em que está inserido. Um corpo docente altamente qualificado, alinhado às exigências acadêmicas e sociais, assegura que o curso possa atuar como um polo de produção e disseminação do pensamento crítico na região Oeste do Paraná, contribuindo diretamente para a formação de profissionais capacitados a enfrentar os desafios locais e globais. O curso de Bacharelado em Filosofia ainda atenderá uma demanda reprimida desde a extinção dessa modalidade em 2010 (Res. nº 314/2010 CEPE), já que isso afastou aqueles que não tinham interesse ou disponibilidade para fazer um curso de Licenciatura, principalmente os já formados em outros cursos ou profissões.
Por fim, a criação do curso de Bacharelado em Filosofia se justifica pelo seu potencial de formar indivíduos críticos, criativos e capacitados para desempenhar funções em diferentes esferas da sociedade. Ao possibilitar que os(as) estudantes aprofundem suas reflexões sobre o ser humano, o conhecimento, a moral, a política e a sociedade, o curso representa um investimento na formação integral do indivíduo, promovendo uma visão mais ampla e humanista do mundo.
O Projeto Político Pedagógico do novo curso contempla a autonomia do processo formativo dos(as) discentes, com disciplinas em que a possibilidade de escolha é relevante. Através dos Tópicos em História da Filosofia, I, II, III, com subtítulos e ementas criadas a cada oferta, aprofundando o que foi estudado nas disciplinas de História da Filosofia. Conforme sua escolha, os(as) estudantes podem cursar mais de uma vez cada Tópico, até o número de três tópicos cursados, desde que sob ementas e subtítulos diferentes – aprimorando, se for de seu interesse, seus estudos em um período específico da história da filosofia. Esse método contribui para a capacitação em pesquisa, para o domínio de temas, além de auxiliar na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.
Há duas disciplinas nomeadas Temas e problemas filosóficos. Assim como os Tópicos em História da Filosofia, essas disciplinas terão subtítulos e ementas criados a cada oferta, tornando o curso mais dinâmico.
As alterações ensejadas pelas Resoluções nº 85/2021-CEPE e nº 142/2022-CEPE impactaram o modo como o Curso de Filosofia articulava formalmente as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Em particular, a Extensão compõe o currículo dos futuros egressos do curso de Bacharelado. A fim de garantir tanto a qualidade das próprias atividades a serem conduzidas, quanto o papel central na formação do bacharel em Filosofia e seu efetivo engajamento nestas atividades, o Projeto Político Pedagógico do novo curso explicita uma compreensão das ações extensionistas integradas no processo formativo como momento de prática profissional, consciência social e compromisso político. Além disso, formula uma estrutura que pretende assegurar a integração desses momentos à temática curricular do Curso de Bacharelado em Filosofia. Pretende-se, portanto, tanto contribuir com a transformação social e comunitária, quanto enriquecer e qualificar a formação profissional e cidadã dos(as) discentes ao defrontá-los, de modo dinâmico, com questões e problemas sociais emergentes.
Destaca-se que, no Curso de Bacharelado em Filosofia, decidiu-se trabalhar com três estratégias concomitantes para atingir tal propósito:
1) a criação de componentes curriculares específicos para viabilizar, planejar, acompanhar, monitorar e avaliar a inserção e atuação dos(as) discentes em ações extensionistas;
2) a inclusão da extensão na própria carga horária/planos de ensino de algumas disciplinas; e
3) a realização de atividades de extensão independente de disciplinas.
No que diz respeito à primeira estratégia, a serem adiante detalhadas, incluem-se:
b) O aproveitamento curricular das ações extensionistas efetivado em componentes curriculares específicos – as disciplinas de Ações Extensionistas, em número de seis (06), distribuídas semestralmente ao longo de todo o curso e que perfazem uma carga horária de 204h. Trata-se, em primeiro lugar, de um momento de planejamento, inserção e acompanhamento de discentes em ações extensionistas concretas, mas também, em segundo lugar, de um tempo de reflexão, problematização e produção de conhecimento filosófico a partir dos engajamentos propiciados.
b) A condução de tais disciplinas mediante metodologias dialógicas e não-diretivas, com o intuito de desenvolver a autonomia e o protagonismo dos(as) bacharelandos(as). Ou seja: elas ampararão o(a) discente de modo a oportunizar a escolha de um campo/Projeto de atuação extensionista mais próximo de seus interesses e habilidades, sem direcioná-los previamente.
c) A garantia da realização coordenada e refletida, na comunidade de aprendizagem de tais disciplinas, de atividades extensionistas variadas onde a filosofia possa contribuir, sejam elas integradas a projetos e programas de extensão; mediante cursos, oficinas e eventos de natureza acadêmica ou artístico-cultural; ou, ainda, mediante a prestação de serviços, o desenvolvimento de produtos didáticos ou a promoção de produções artísticas e culturais.
d) A criação, pela oferta concomitante de tais disciplinas, num mesmo dia e horário, para o planejamento, preparação e realização de atividades extensionistas de modo planejado e coletivo; momento este, capaz não apenas de contribuir para a mobilização da comunidade discente ou acadêmica, mas para o afluxo ao campus de diversos setores da comunidade externa com os quais o Curso de Filosofia tem o potencial de se articular.
Quanto à segunda estratégia, além das disciplinas especificamente dedicadas à extensão, intituladas Ações Extensionistas, haverá um rol de disciplinas cuja carga horária será parcialmente conduzida na forma de atividades de extensão junto às atividades de extensão devidamente aprovados na Proex. Essas atividades devem ser incluídas e aprovadas nos planos de ensino.
Por fim, foi reservada uma pequena carga horária de 16h a serem cumpridas em atividades independentes de disciplinas, a fim de oportunizar a realização de iniciativas que, por qualquer motivo, como constrangimentos de tempo ou espaço, se mostrem inviabilizadas no formato de disciplinas.
Somando as cargas horárias, totaliza-se 240h a serem cumpridas em atividades curriculares de extensão, perfazendo 10% da carga horária total do Curso. Em seu conjunto, a estrutura curricular, como se vê, fortalece a inserção da Universidade em seu tempo e sociedade.
Quanto à promoção da acessibilidade das pessoas com necessidades educacionais especiais, a Unioeste, bem como o Curso de Bacharelado em Filosofia, está atenta às especificidades de seus acadêmicos que requeiram atendimento educacional especializado, principalmente através do importante Programa de Educação Especial – PEE da Unioeste, que possui profissionais especializados, lotados no Centro de Ciências Humanas e Sociais (a que se vincula o curso de Filosofia): intérpretes de Libras, ledores, psicopedagogos etc. Quanto à Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Lei nᴼ12.764, de 27 de dezembro de 2012), destaca-se que o Programa de Educação Especial – PEE atende pessoas com deficiência no acompanhamento e permanência nos cursos de graduação.
Além disso, o acesso às salas de aula está facilitado por meio de rampas para todos os andares e para a Biblioteca Geral do campus, e por meio de um elevador que dá acesso à Biblioteca Setorial de Filosofia. O sistema geral de bibliotecas é acessível online, o que também amplia o acesso.
Quanto às Políticas de Educação Ambiental, conforme Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 e Decreto nº 4.281, de 25 de junho de 2002, Deliberação CEE/PR n°4, de 12 de novembro de 2013 - Normas estaduais para a Educação Ambiental no Sistema Estadual de Ensino do Paraná, com fundamento na Lei Federal nº 9.795/1999, Lei Estadual nº 17.505/2013 e Resolução CNE/CP nº 02/2012, atende-se à legislação mediante tematização em eventos (semanas acadêmicas, palestras, oficinas e outros) e, particularmente, na disciplina “Ações Extensionistas VII: filosofia e temas emergentes, em que consta na ementa”.
Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (Parecer CNE/CP nᴼ 8, de 06 de março de 2012; Resolução CNE/CP nᴼ1, de 30 de maio de 2012, Deliberação n.º 02/2015-CEE/PR), atende-se à legislação mediante tematização em eventos (semanas acadêmicas, palestras, oficinas e outros) e, particularmente, na disciplina “Ações Extensionistas VII: filosofia e temas emergentes, em que consta na ementa”.
O curso atende ao determinado pela Resolução CNS n° 466, de 12 de dezembro de 2012, que aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. O Comitê de Ética da instituição é responsável pelo acompanhamento e avaliação de pesquisas envolvendo seres humanos.
Vale frisar que conteúdos de Educação Ambiental, Relações Étnico-Raciais e ensino de história e cultura afro-brasileira e africana e Direitos Humanos serão abordados (a) pela transversalidade, (b) por meio da presença de temas relacionados aos conteúdos em questão, e (c) tratados interdisciplinarmente. Esses temas aparecem na ementa da disciplina Ações Extensionistas V: filosofia e temas emergentes.
No que diz respeito às informações acadêmicas individuais, permanece a utilização e atualização constante do sistema Academus, pela Coordenação e professores, que contam com apoio constante da Coordenação Acadêmica. Informações acadêmicas gerais, como as resoluções do COU e do CEPE, que constituem a legislação da instituição, podem ser acessadas de modo virtual através do site da Unioeste, ou de modo impresso no Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS).
Ainda que as pesquisas do Curso de Filosofia sejam prioritariamente bibliográficas, em ocorrendo alguma que envolva seres humanos é observada a legislação competente e encaminhado Projeto de pesquisa para avaliação do Comitê de Ética da Universidade.